Postagens

Mostrando postagens de junho, 2009

Crise Interna

Uma desculpa do Governo Lula para aumentar gastos públicos como, por exemplo, salários é a de que o aumento da massa salarial aqueceria o mercado interno. Isso poderia ser verdade se o nível de endividamento dos assalariados no Brasil não estivesse crescendo de forma assustadora. Neste campo, no setor público prospera facilidade do crédito consignado com suas alta taxas de juros para o tomador e o baixo risco para o credor. Verdadeira versão moderna do agiota da esquina de antigamente. O adequado seria uma política de controle de gastos públicos e redução do endividamento interno do governo federal através da redução da taxa SELIC.

Previsão de Crescimento do PIB

A previsão de crescimento do Brasil para 2009 é de míseros 0,8%. Por esta razão, a lógica seria que houvesse um aperto e redução administrada dos gastos públicos e se ampliassem medidas de parcerias com o setor privado para o investimento em projetos de infraestrutura. Estes novos empreendimentos poderiam revitalizar as malhas rodoviárias e ferroviárias, por exemplo, gerando impacto positivo de redução nos custos de frete, onde o Brasil perde de longe para vários países. Seria, também, uma medida de ampliação direta de empregos formais abastecendo os cofres da Previdência e do FGTS .

Mais um Ministério

O Governo do PT criou o Ministério da Pesca. Apesar da queda na arrecadação do governo federal e da crise internacional, que afetam as contas externas e internas do país, o presidente Lula criou mais 225 cargos comissionados e 61 funções gratificadas. A medida vem em hora errada e fragiliza ainda mais a confiança em uma atitude prudente do governo diante da crise internacional. Lula brinca com a popularidade que possui tomando medidas que a médio prazo trarão sérios problemas para o país. Só esta medida aumenta os gastos em torno de R$ 15 milhões por ano.

Ação de Malandros

Depois de tantos escândalos conhecidos e outros ainda por conhecer os parlamentares ao invés de investigarem e punirem os verdadeiros meliantes querem, ao contrário, limitar a ação do Tribunal de Contas da União ( TCU ). Querem, repito, limitar a ação de um órgão que fiscaliza as obras públicas e outros processos da administração federal.

Atos Secretos

O senado deve a população do Brasil e, principalmente, aos que mais sofrem em nossa sociedade, uma resposta clara e contundente a respeito das medidas que serão tomadas para recuperar os recursos empregados em sustento de aproveitadores e pessoas sem o menor escrúpulo. É hora da ala ética do Senador de partir fortemente para o embate. Não é aceitável qualquer tipo de omissão em nome da sempre falada "preservação da instituição". O que devemos preservar é o decoro e manter a lição de que o bom exemplo alimenta a esperança em meio ao caos.

Oração Importante

Dai-nos olhos para ver as necessidades e os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs; inspirai-nos palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos; fazei que, a exemplo de Cristo, e seguindo o seu mandamento, nos empenhemos lealmente no serviço a eles. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justiça e da paz, para que todo humanidade se abra à esperança de um mundo novo.

12o. Domingo do Tempo Comum

Diante das tempestades da vida, Deus tem sempre a última palavra, fazendo-se presente, ainda que não consigamos percebê-lo. É a fé no amor de Cristo que nos faz caminhar na esperança, transformando a cada dia nossas vidas. Fonte: Folheto A Missa.

CPI da Petrobras

Como já era esperado a orientação do Governo Lula é para não deixar a CPI da Petrobras avançar. Usarão de todos os recursos inclusive, a costumeira falta de vergonha de alguns parlamentares, que dobrados por interesses menores, não comparecerão as atividades da CPI . Estes senadores envergonham o povo brasileiro, desonram seus mandatos e, também, sujam de forma permanente suas biografias assumindo posição de capachos do Governo Lula. Gente sem moral! Um dia saberemos os segredos, mais profundos do que o pré-sal, que a administração atual da Petrobras teve que esconder.

Fundos de Pensão

Outro escândalo das administrações públicas são as ingerências políticas nos fundos de pensão das estatais incluindo-se aí as empresas de economia mista. O controle de partidos políticos na indicação de diretores em diversos deles traz uma carga de forte desconfiança. O discurso afinado e comum é o de que há regra fixa - aprovação do conselho - para investimentos, porém, existe a possibilidade das diretorias manobrarem livremente 5% (cinco por cento) do valor global dos ativos . No caso do Fundo da Petrobras - PETROS seria o equivalente a R$ 8 bilhões . É muito dinheiro e desejo juntos.

Terceiro Mandato

Não se trata de ser contra ou favor de Lula. Não se pode, com a rica história do país e de seu povo, admitir que este personagem seja a única opção de sobrevivência do Brasil. É se desprezar demais. Na verdade, precisamos confirmar uma dita vontade política, assumida por muitos, de abertura democrática ou, então, nos esconder em regimes populistas de manobras e ações , que visam, apenas, a perpetuação, o culto a personagens políticos ocasionais e a contínua e sempre organizada exploração da máquina do Estado. O regime democrático exige constância e clareza nas regras. Não podemos infringir este mandamento, que garante a alternância no poder e a permanente e saudável disputa dos atores políticos. Terceiro mandato é golpe!

11o. Domingo do Tempo Comum

Oração: Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo, e como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. Fonte: Folheto A Missa.

Privatização de Aeroportos

Está na pauta de discussão no Ministério da Defesa a estruturação de operações de alienação de aeroportos. Estão ainda sem modelagem jurídico-financeira definida, que dependerá de estudos da ANAC e do BNDES . Na fila para privatização estão os aeroportos Tom Jobim (Galeão - RJ ) e Viracopos (Campinas - SP ). O objetivo dizem, é dar competitividade ao setor.

Garotinho sai PMDB

O ex-governador Garotinho se filiará no próximo dia 22 ao Partido da República - PR com a intenção de disputar o governo do Rio em 2010. Aliado importante do governador Sérgio Cabral, principalmente pela base eleitoral sólida no interior, Garotinho deixa a base do atual governador do Rio fragilizada. O governador Sérgio Cabral terá que travar uma luta dura para reeleição.

Mais uma no Senado

Existem mais de 500 Atos Administrativos não publicados no Boletim Administrativo do Senado. Os Atos Administrativos em questão foram usados para criar cargos, aumentar salários, pagar as famosas horas extras sem trabalho e nomear parentes e amigos do poder. Vergonha! Certamente não há transparências nas contas públicas. Imaginem o que a CPI da Petrobras não irá levantar. Daí o medo do Governo Lula.

Petrobras do Brasil?

Há um grande risco do Governo Lula depreciar ainda mais a Petrobras com essa tentativa de controlar tudo e todos na CPI da Petrobras . O Governo Lula quer a presidência e a relatoria da CPI e dizem isto ser correto. O que será que este governo quer esconder? O Brasil vive a ilusão de uma democracia. Tudo aqui é negócio. É interesse.