O Cachorro Cidadão e a Pessoa Vira-Lata

Li hoje no jornal O Globo que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro quer denunciar por eventual crime de maus-trato contra animais, conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais, o Policial Militar que utilizou inadequadamente, segundo observações iniciais, spray de pimenta em um cachorro vira-lata na Rocinha.

Longe de mim achar que a conduta de atacar animais seja correta, mas quero solicitar do MP Estadual a atenção e o equilíbrio de suas ações em defesa também das pessoas "vira-latas" reféns permanentes dos serviços públicos no Estado do Rio de Janeiro.

Há diversas reportagens com imagens e flagrantes de descaso e de maus-tratos explícitos a pessoas que necessitam de atendimento na Rede Pública de Saúde do Rio de Janeiro.

Hospitais, Postos de Saúde, Clínicas sem a menor condição de atender dignamente à população. Fora o péssimo trato, várias notícias veiculadas por órgãos de comunicação dão conta de suspeitas de superfaturamento na compra de medicamentos, material médico e serviços, custos elevados das UPAs, fraudes em licitações etc... Mas, não se tem notícia de qualquer condenação no campo da Justiça destas atitudes.

Não seria o caso de se enquadrar na Lei de Crime Ambiental?

A sociedade fluminense também está a esperar uma ação efetiva e contundente de cobrança, por parte do MP Estadual, das autoridades do Estado do Rio de Janeiro nos casos do Bondinho de Santa Teresa, das Barcas, do Metrô, da Supervia e do transporte rodoviário em geral. A inadequação e precariedade destes serviços prestados diariamente aos usuários se aproximam do crime de tortura física e psicológica.

Outro assunto delicado que o MP Estadual deve se preocupar diz respeito as viagens do governador Sérgio Cabral mantidas como segredo de Estado e a eventual contaminação do Governo do Estado do Rio por interesses privados em decisões de contração de serviços.

Precisamos preservar as pessoas e os animais das "Pessoas de Rapina".

Comentários

  1. Absoluta clareza .. perfeito !
    Os direitos humanos sempre protegem quem não presta..
    Direitos de animais ? ABSURDO.
    Só um demente não ia tentar se defender dum rotweiller..
    Tudo precisa mudar nesse país.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo! Alguém precisava desmitificar esse Ministério Público, cuja omissão está passando dos limites.
    Martha Linhares

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente afinal eles defendem baleias,macacos,mosquitos e querem acabar com a vida humana!

    ResponderExcluir
  4. Que lucidez ! Aliás, é o que está faltando na sociedade pós-moderna.Precisamos reagir e rever conceitos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nota aos Fiéis Católicos e as Pessoas de Boa Vontade sobre o Aborto de Crianças Portadoras de Anencefalia

Impeachment do Secretário-Geral da CNBB

O Futuro do Democratas - DEM