A Recuperação da Educação Pública
O
Ensino Religioso nas escolas públicas avança na consolidação de sua presença
nas escolas públicas do município do Rio. É de se comemorar, pois quem é
educador, de fato, sabe que não pode haver divórcio entre as realidades presentes
na pessoa humana, a material e a espiritual.
Nos
tempos até aqui o modelo educacional tem gerado mais segregação, discriminação
e incerteza quanto ao futuro, pois o projeto pedagógico empregado mostra-se ineficaz
não só por não contemplar uma instrução de qualidade, mas, principalmente, por
não considerar a pessoa do aluno na sua integralidade.
O
Ensino Religioso assumirá este desafio e será a referência para a produção de
um novo projeto pedagógico. A presença de um quadro qualificado de professores
é importante na reconquista da rede de educação pública como um dos
instrumentos de superação das defasagens sociais. Isso permitirá uma verdadeira
revolução, conjugando instrução, cultura, esporte, saúde e lazer no mesmo
ambiente, propiciando aos alunos e suas famílias - sem os traumas ideológicos
do passado, que atingiram fortemente o magistério e os profissionais da
educação - a convivência em ambiente favorável ao desenvolvimento de virtudes, despertado
pelo Ensino Religioso de fundo confessional, fonte própria de recuperação
pessoal, familiar e social.
Educar
não é como se introduzíssemos na cabeça das crianças e adolescentes um chip
sobre matemática, outro sobre português, outro sobre ciências, etc, tornando-os
reprodutores de fórmulas e de conceitos. O papel esperado da educação na
escola, com o professor habilitado, é para além da instrução de qualidade
altamente requerida, é o de ajudar no despertar dos alunos para realidades desafiantes
de um mundo, que a cada dia dá sinais claros de estar na busca de novos
parâmetros referenciais. Mas, como educar e instruir sem considerar importantes
os desafios da natureza humana impressos internamente em cada pessoa?
Com
este novo modelo, que inclui o Ensino Religioso na matriz curricular, o projeto
pedagógico certamente terá potência para reconstrução do ambiente educacional e
do aluno, atingindo da pessoa, iniciando a partir de dentro, do coração,
resposta que se impõe à razão fria.
O
ensino religioso é a resposta mais vigorosa para que as opções interiores
possam firmar nossas convicções e regular opções externas e justas de vida, não
mais segundo interesses particulares e egoístas, mas, sobretudo, pelo amor
cristão que significa doação, partilha e entrega.
Ponto
basilar, também, é a estrutura familiar e seu significado, recompondo
necessários conceitos, como o do valor do trabalho honesto, rico exemplo que
nos chega pelo suor do rosto e, por isso mesmo, deve merecer salário justo.
Salário visto como recompensa e conquista, gerando crescimento e estabilidade
na tensa relação sempre presente na vida terrena.
A
presença do Ensino Religioso nas escolas públicas conjugando a fé com a razão,
uma nova geração crescerá, embora forjada no sofrimento e na angústia, mas tal
resgate possibilitará o alcance da dimensão espiritual da vida, contribuindo
para uma verdadeira transformação da realidade.
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