Crise na Infraestrutura do País

É mais que evidente a necessidade do Brasil de superar alguns entraves e deficiências estruturais que atingem a competitividade e, na atual expressão da moda,"o crescimento sustentado".

A ineficiência no setor de infraestrutura vem causando ao país e a todos nós brasileiros uma elevação evitável de custos de produção e de distribuição. Abaixo, faço um resumo-diagnóstico despretensioso, por setor, sobre como a infraestrutura do país se apresenta.

1 - As estradas federais e estaduais estão a olhos vistos em péssimo estado de conservação. Esta situação afeta todo planejamento logístico de transportes de cargas no país, que não se integra de forma ajustada com outros modais.

2 - No que se refere à produção de energia, desde 2001 o sistema apresenta riscos de desabastecimento regionais e, até mesmo, como já ocorreram, os chamados "apagões". Com a perspectiva de crescimento da economia no mínimo de 4% do PIB ao ano, a tendência de crise no setor torna-se dramática;

3 - Nos portos a situação crítica vai desde o calado insuficiente para navios de maior porte, como também, das filas quilométricas de estacionamento impostos aos caminhões e aos trens para descarga. Há fala de espaço para movimento e estocagem de cargas e uma revisão de normas burocráticas alfandegárias;

4 - As ferrovias são subutilizadas, mal conservadas e com trilhos muito antigos. Escoam por este modal basicamente o minério de ferro e parte da produção agrícola. Assistimos vez por outra acidentes que poderiam ser evitados se houvesse um redirecionamento de rotas e a redução extrema de passagens de nível. Deveria haver um forte investimento no setor, que baratearia significativamente o custo do frete, tornando os produtos brasileiros mais competitivos. Além, é claro, do estímulo à produção industrial no país de locomotivas. vagões e trilhos; e

5 - Os aeroportos são a imagem mais perfeita da incapacidade de planejamento e gerenciamento do governo. O atendimento ao usuário pelas empresas aéreas e pela INFRAERO tem gerado desconforto e prejuízos enormes ao turismo interno e externo das famílias, bem como, o de negócios. Adicione-se a isto a logística de carga aérea.

Embora, tudo o acima descrito possa parecer, a primeira vista, como uma descrição do caos, mas o que quero destacar é a oportunidade de se construir um conjunto de ações planejadas, já que o diagnóstico está feito, de parcerias com a iniciativa privada e não com a iniciativa privilegiada, que tem só ampliado a corrupção e a falta de respostas adequadas ao setor produtivo nacional e ao povo brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carlos Dias Senador 700

Impeachment do Secretário-Geral da CNBB

Crítica ao Trabalho das Organizações Não Governamentais - ONGs