Médicos de Cuba e o Sistema Único de Saúde


O governo do PT quer importar seis mil médicos de Cuba com solução para a carência de profissionais médicos no interior do Brasil. Esta medida denota a alta fragilidade do governo petista na saúde e também no planejamento, já que estão no poder central há mais 12 anos. A incapacidade no planejamento e gerencial têm liquidado com as instituições filantrópicas braços seculares do Estado na saúde historicamente responsáveis por pelo menos 55% do atendimento primário à população.

O Sistema Único de Saúde pratica há tempos uma tabela de preço irreal, que não repõe os custos dos atendimentos, procedimentos ambulatoriais, cirúrgicos e de tratamento. Sem corrigir a defasagem gritante dos valores dos serviços comprados, o Ministério da Saúde jogou ainda as instituições filantrópicas, através do crédito consignado, sem dó nem piedade, nas garras do sistema financeiro, o que asfixiou diversas instituições.

O tema está mal colocado pelo governo federal em pelo menos dois pontos. Por certo, não é a importação de médicos a saída, mas, sim, a criação de uma carreira de Estado para os médicos e profissionais da área de saúde. Estabelecer planos salariais condizentes e vantagens adicionais de condições de trabalho para a atração destes profissionais para as áreas mais distantes dos grandes centros.

Outra medida que se faz inadiável e urgente é a de se revitalizar as Instituições Filantrópicas. Incentivá-las, via apoio governamental, a atuar conforme sua vocação original na atenção aos mais necessitados aonde quer que estejam não importando fronteiras e condições regionais.

Bilhões de reias têm sido gastos de forma irresponsável pelo governo federal em projetos duvidosos e muitos destes são exibidos nos telejornais diariamente como abandonados e/ou inacabados.

Merece registro significativo também a incerta qualidade da formação dos médicos em Cuba. Dados oficiais relevam que 90% dos tentam validar seus diplomas no Brasil não conseguem!

Texto do Programa Opinião Católica do dia 21 de maio de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vox Populi Brasil - Rádio Catedral FM 106,7

Governos: Falta de Planejamento e Visão