A Vida Humana e seu caráter Absoluto

A defesa da vida humana em todas as suas fases, desde a concepção até a morte natural é um valor absoluto e um direito humano inalienável. Esse direito se amplia e se consolida na proteção da criança nascida, de sua inocência e dos jovens.

A atenção especial para com os que sofrem toda sorte de restrições. A proteção à família natural, formada pelo homem e pela mulher e com a promoção da Verdade e da Justiça forma o conjunto de valores que garantem o sustento e o vigor de qualquer civilização.

Uma sociedade que caminha para o aprimoramento da justiça e da paz nos corações deve servir a Verdade e jamais amputar o reconhecimento da transcendência da pessoa humana como sendo uma das virtudes essenciais e objetiva.

Tratar a pessoa humana de forma diversa a esta é tentar ser “criador” de outra pessoa. Algo passível de manipulação, semelhante a uma coisa ou a um objeto, que tem um fim específico para uso e, após, seu descarte.  Falamos, então, de algo e não de alguém.

Toda evolução ou progresso, mesmo de métodos para combater o mal de qualquer espécie, deve ordenar-se sempre para o bem último das pessoas. Há a necessidade prévia de um julgamento moral das medidas a serem adotadas. Nada pode, neste sentido, concorrer, aberta ou veladamente, para a destruição da vida ou, numa expressão cínica, classificar a amputação pretendida, de redução de danos, que, de fato, só vem a potencializar a destruição total ou a consolidar as sequelas extremamente dolorosas que advirão para a pessoa, para a família e para a sociedade.

O ser humano é a maior expressão do Criador e da vida. Onde uma só criatura não tem dignidade nenhuma outra plenamente a tem.

O Brasil vive uma das mais intensas crises morais de sua história. Escândalos de toda ordem. Notícias de assaltos permanentes aos cofres públicos; associação do Estado com o crime organizado; tráfico de drogas; lavagem de dinheiro; fraudes diversas... Enfim, uma tristeza!

Só num país como o nosso, que parece ter abdicado da moral como um valor permanente e do enfrentamento real ao crime, é que se pode tentar prosperar uma hipótese de descriminalização da posse e do uso de drogas.

A democracia, a liberdade e as escolhas conscientes não têm como se vincular ao aborto e as drogas, por exemplo. Trata-se de mais uma grande manipulação da opinião pública, que constantemente fica refém de uma visão única, dirigista e ditatorial de seguimentos poderosos, sem nenhuma compostura e altamente financiados.


A nenhum de nós escapa a gravidade da situação que vivemos. Os indicadores são claros, qualquer que seja a área considerada: a segurança pública, a economia, a saúde, a educação, a habitação, a moralidade político-administrativa. Porém, mais eloquente ainda é o tremendo mal-estar que invadiu os lares brasileiros, como consequência da perda de esperança no futuro.
O problema é realmente grave e enorme, mais de fundo cultural do que econômico ou político. Quer dizer, precisamos mais de princípios, diretrizes e ações que representem posturas no campo cultural, do que de programas ou reformas que representem posturas econômicas.


Texto do Programa Opinião Católica do dia 29 de maio de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota aos Fiéis Católicos e as Pessoas de Boa Vontade sobre o Aborto de Crianças Portadoras de Anencefalia

Impeachment do Secretário-Geral da CNBB

O Futuro do Democratas - DEM