A Constituinte Específica proposta pela Presidente Dilma Rousseff

Uma das mediadas propostas pela presidente Dilma Rousseff com objetivo de arrefecer as pressões das ruas que clamam por mudanças no país foi à propositura de uma Constituinte Específica para uma reforma eleitoral.

Esta medida proposta é uma interpretação no mínimo inadequada das manifestações.

Não houve das ruas qualquer sinal neste sentido. O desejo expresso pelos manifestantes foi o de uma reforma política dentro dos critérios pautados na Constituição Federal e, na discussão dos projetos existentes que tramitam no Senado e Câmara Federal neste sentido.

O correto seria que a presidente movesse a sua base de apoio na direção de priorizar o assunto e pautá-lo no Congresso Nacional.

Devemos ter muito cuidado com interesses não claros e apelos abertos populistas de reformar constituição brasileira. Basta olharmos para o exemplo de países como a Venezuela, o Equador e a Bolívia, que na avaliação do governo petistas, são democracias constitucionais plenas e estáveis.

O que está acontecendo no Brasil não pode ser imputado exclusivamente como uma crise do sistema político eleitoral ou de representação formal. É uma crise gravíssima mas, antes de tudo, de ordem moral.

O povo nas ruas se manifesta claramente contra um Estado e um governo que usurparam a segurança institucional do país. A administração petista desestabilizou a crença da população nas instituições regulares republicanas e isso não se altera com reforma constitucional.

A pressão das ruas está a exigir mudanças no campo da administração pública quanto à moralidade, quanto à imparcialidade na gestão dos recursos, bem como, a efetividade dos programas propostos, o compromisso firme com a redução dos gastos públicos e uma urgente e inadiável reforma administrativa do Estado.

É importante alertar que se o governo, nesta manobra demagógica de querer se apropriar indevidamente das aspirações legítimas das ruas e interpretá-las a gosto próprio, corre o risco de ampliar a insatisfação da população e de gerar novas e maiores pressões das ruas sobre as instituições.

A Constituinte Específica proposta pelo governo Dilma Rousseff serve apenas para enfraquecer a já combalida autonomia e credibilidade do Poder Legislativo. Portanto é uma ação deliberada de desqualificação de um poder fundamental no equilíbrio das instituições da República.

A consequência natural caso esta tentativa de alteração constitucional prospere será a supressão das funções exclusivas do legislativo, transformando o Brasil numa República plebiscitária nos moldes dos companheiros bolivarianos e “cocaleiros” admirados pelos assessores internacionais deste governo do Partido dos Trabalhadores.

Texto do Programa Opinião Católica do dia 01 de julho de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota aos Fiéis Católicos e as Pessoas de Boa Vontade sobre o Aborto de Crianças Portadoras de Anencefalia

Impeachment do Secretário-Geral da CNBB

O Futuro do Democratas - DEM