A Saúde Pública mais uma Vez

O quadro da saúde pública no Brasil é de alta calamidade. A falta de uma política bem definida que indique as ações preventivas e uma proposta concreta para construção de uma carreira para médicos e profissionais de saúde fragiliza um campo fundamental de atenção à população mais carente.

Assistimos ao longo de anos e por diversas razões, o desmonte das instituições filantrópicas na saúde, que nos municípios mais carentes são as únicas opções de atendimento.

Para se ter uma ideia da dimensão e da importância para a saúde no país das instituições filantrópicas incluindo as Santas Casas cito alguns dados.

Existem cerca de duas mil e seiscentas instituições de caráter filantrópico no Brasil. As Instituições Filantrópicas são em 56% dos municípios as únicas unidades hospitalares.

Ofertaram, em estatísticas com base no ano de 2007, 175 mil leitos hospitalares e responderam por aproximadamente sete milhões de internações. Isto significa 41% das internações pelo Sistema Único de Saúde.

As Instituições Filantrópicas geram 470 mil empregos diretos, abrigam 140 mil médicos autônomos e estão ligadas a 54 faculdades de medicina mantendo três mil vagas para residência médica.

O que quero salientar neste comentário é que não há como o governo federal abrir mão de uma estrutura de saúde já consolidada e disponível para o SUS e não estabelecer uma política de recuperação destas instituições.

Do ponto de vista da economia de recursos e de sua aplicação em termos de retorno à população no curto prazo a recuperação das instituições filantrópicas é uma importante medida de política saneadora para o setor de saúde pública.

Outra questão é a regulamentação da Emenda 29 que garante recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde.

Isto tem que ser resolvido, pois já se passaram treze anos desta proposição.


Texto do Programa Opinião Católica do dia 02 de julho de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota aos Fiéis Católicos e as Pessoas de Boa Vontade sobre o Aborto de Crianças Portadoras de Anencefalia

Impeachment do Secretário-Geral da CNBB

O Futuro do Democratas - DEM