Manifestações e os Governos Locais

É preciso que se diga que as manifestações não têm exclusivamente o objetivo de se atingir o governo federal. A insatisfação com governantes se dá em todas as esferas de poder. No caso do Estado Rio de Janeiro é evidente.

O governador Sérgio Cabral sumiu dos espaços públicos e do noticiário direto. Nem teve a coragem de ir a final disputada pelo Brasil na Copa das Confederações. Infelizmente, não pode apreciar um grande feito de sua gestão, o novo Maracanã, onde aportou a expressiva cifra de R$ 1,2 bilhão. Coitado!

Apesar deste sumiço o governador não deixa de ser lembrado. É da direta responsabilidade do chefe do executivo estadual os baixíssimos índices no campo da educação, as tristes estatísticas de atendimento na área de saúde e outras promessas não cumpridas notadamente na Região de Serrana onde obras de contenção de encostas e a construção de cinco mil casas estão há dois anos e meio sem respostas.

Faz muito bem o povo do estado do Rio regionalizar as reivindicações e apontar a seu governante o desagrado com uma gestão de quase oito anos sem avanços em áreas estruturantes como a educação e a qualificação profissional.

O Rio de Janeiro, como Brasil, perdeu uma grande oportunidade de reformatar a estrutura estatal e consolidar de forma concreta o ajuste da máquina pública para ser novamente capaz de atrair investimentos sem aprofundar a dívida de longo prazo e abusar da concessão de incentivos fiscais.

O que se viu em matéria de gestão pública foi a simples propaganda de um crescimento, que não produziu efeito no curto prazo e de uma alardeada pacificação de comunidades carentes sem a complementação necessária de urbanização e uma remodelagem urgente habitacional.

O que há no Brasil é um choque de realidade! As promessas perderam a credibilidade do povo e o desejo de mudança se apresenta primeiramente na direção de confrontar estes ilusionistas da vida pública.


Texto do Programa Opinião Católica do dia 05 de julho de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota aos Fiéis Católicos e as Pessoas de Boa Vontade sobre o Aborto de Crianças Portadoras de Anencefalia

Impeachment do Secretário-Geral da CNBB

O Futuro do Democratas - DEM