Superação da Miséria: Educação e Trabalho como Saída

A miséria que afeta nossos irmãos em diversas partes do país desafia as autoridades públicas e a todos nós no sentido de se buscar saídas para este grave problema.

O governo federal nestes últimos 12 anos se jacta de ter inserido cerca de 15 milhões de pessoas no mercado de consumo através de programas assistenciais como o Bolsa Família.

Com todo o esforço já empreendido existem ainda pessoas no Brasil do século XXI, que não possuem sequer uma refeição completa por dia. Isto revela que a superação da miséria não é uma questão que possa ser tratada apenas no campo do assistencialismo puro e simples.

Existem outros conceitos a incorporar no fundamento deste programa. O primeiro deles, que destaco, é o de se entender que tratamos de pessoas. Parece estranho, mas é necessário pontuar isto. O programa de superação da miséria trata de pessoas em estado de alta necessidade material, mas nem por isso pode se circunscrever a esfera da fome.

A adequada visão sobre o ser humano é fundamental para que se restabeleça toda a dimensão singular e especial, que foi apagada pela condição temporal da miséria, mas que no plano da criação, sempre esteve de forma permanente a assegurar a dignidade comum entre todas as pessoas e, no campo social dos direitos civis, buscar a recuperação da chamada cidadania.

Programas que permitam as pessoas apenas a sobreviver comprando comida e satisfazendo necessidades mais primárias desqualificam a própria natureza humana. É como que “preservá-las” contra a extinção similarmente o feito com animais. É equivaler à natureza humana a de animais ou vegetais.

É duro dizer, mas é isto!

Programas de superação da miséria devem contar com a assistência ao progresso pessoal que se dá comprovadamente pela educação qualificada e pela oportunidade de trabalho digno. É isto que permite a elevação social com o ganho de dinheiro, via trabalho, para fazer face à manutenção das necessidades das famílias e ao próprio e indispensável crescimento material.

Portanto, a chave da superação deste quadro de miséria está em áreas cujas estatísticas internacionais demonstram que o Brasil é mais do que deficitário.

Para a superação da miséria nada mais adequado do que conjugar esforços na promoção de uma educação eficaz e a manutenção material da vida pelo trabalho.


Texto do Programa Opinião Católica do dia 27 de junho de 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota aos Fiéis Católicos e as Pessoas de Boa Vontade sobre o Aborto de Crianças Portadoras de Anencefalia

Impeachment do Secretário-Geral da CNBB

O Futuro do Democratas - DEM